FacebookYoutube

Escola de Pais


Escola de Pais - Encontro 3



Como se aprende a estudar


 Se considerarmos que o problema do médico é diagnosticar e indicar o melhor tratamento aos seus pacientes, o problema do professor é identificar nos alunos suas dificuldades e ajudá-los a superá-las. As inúmeras concepções pedagógicas pressupõem modelos educativos que denotam uma visão de mundo, educação, sociedade, escola e relação professor/aluno. O professor, quando incorpora determinado modelo pedagógico e faz dele “seu sacerdócio”, perde a grande oportunidade de trabalhar com as diferenças. A sala de aula assemelha-se a uma floresta, que é uma unidade. Numa floresta, respeitando suas condições geofísicas, encontramos uma infinidade de plantas diferentes que necessitam de cuidados especiais. A sala de aula é uma unidade como a floresta, onde cada aluno corresponde a uma determinada planta que necessita de cuidados e de um olhar diferenciado por parte do professor. Não é diferente nos lares onde cada filho apresenta singularidades e diferenças. São elas que fazem a beleza da unidade e nos obrigam a rever os 6 cuidados e as necessidades individuais dentro da diversidade. Para o pesquisador Jean Piaget, o pensamento é a base onde se assenta a aprendizagem permitindo que a inteligência se manifeste. Segundo ele, a inteligência é um fenômeno biológico, condicionado pela base neurônica do cérebro e do corpo inteiro e sujeito ao processo de maturação do organismo. Assim, a inteligência desenvolve um funcionamento que vai alterando a estrutura, pois ela não é fixa e acabada, mas dinâmica; um processo de construção contínua, mediante a interação do organismo com o seu meio ambiente. A aprendizagem é o conjunto de mecanismos que o organismo movimenta para adaptar-se ao meio. Piaget afirma que a aprendizagem processa-se por dois movimentos simultâneos: a assimilação (quando a mente assimila o mundo exterior por um processo de percepção, interpretação e de assimilação de sua própria estrutura) e acomodação (quando o organismo transforma sua própria estrutura para adequar-se à natureza dos objetos que serão aprendidos). Existe diferença entre aprender e estudar. Aprender é um processo que acontece no aluno. A compreensão das etapas de aprendizagem permite ao professor adaptar sua ação educativa às realidades e às diferenças psicológicas. Nós aprendemos uma série de ações: falar, ler, digitar, conviver com os semelhantes, desenvolver a cidadania, etc. Pois bem, para realizar a maioria das atividades é preciso aprender a fazer. Ninguém chega ao mundo com a habilidade inata de saber como estudar. Desenvolver a própria técnica, perceber habilidades, qualidades e querer são fatores essenciais para estudar. Aprender, no contexto escolar, não é somente compreender as relações entre os elementos educacionais existentes, mas desenvolver estratégias para aplicá-las de maneira a enriquecer a qualidade de vida e propiciar situações de realização pessoal. Aprendemos constantemente e muitas vezes não é o que fazemos. Aprendemos da seguinte forma:

 1 - Recebendo informações – Pela construção do conhecimento, leitura, jogos lúdicos, tentativas, aulas, etc.

 2 - Transformando – Desenvolvendo habilidades, relacionando informações e organizando-as.

3 - Autocrítica (análise de si mesmo) – Revendo as etapas anteriores e verificando o que se construiu.

4 - Aprendemos quando guardamos a relação entre problema – caminho – solução – De forma a poder pensar quando nova situação aparecer. Portanto, estudar é retomar o que se observou, viu e fez no cotidiano escolar, em especial, na sala de aula.

Clique aqui para baixar o PDF completo 




Área de pais, alunos e professores

PARCEIROS
Parceiros do Externato São José Sistema de Ensino Poliedro Musical Brasil Four School Soluções em Ensino A Vida É Mais Prepara Cursos Profissionalizantes Global Box Armários Pessoais Studio de Dança
CONHEÇA O ESJ

Assista ao vídeo institucional e saiba por que somos uma Escola Completa!
MATRICULE-SE JÁ!

O Externato São José, imbuído em promover uma “EDUCAÇÃO COMPLETA”, tem como meta a excelência na qualidade de um ensino forte.


ESCOLA DE PAIS

CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK


Externato São José - Rua Antônio Gabriel do Amaral, 187 - Centro - Atibaia / SP - Telefone (11) 4414-8800
Site desenvolvido por Acessa Brasil Facebook Youtube