FacebookYoutube

Pastoral Educacional


Pastoral Educacional - Campanha da Fraternidade 2017


FRATERNIDADE: BIOMAS BRASILEIROS E DEFESA DA VIDA.

INTRODUÇÃO

 

           

            A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) propõe para este ano de 2017 uma Campanha da Fraternidade que leve os fiéis e os cidadãos brasileiros e as  cidadãs brasileiras a refletir e articular sua ação a partir de uma nova postura de ver e viver no Brasil, isto é, a ecologia integral (tudo está interligado / interdependência) como apresenta o Papa Francisco na Laudato Si. Lemos no texto-base:

O Papa Francisco, no início de sua carta encíclica “Laudato Si”, diz que escolheu o nome de Francisco também por razões ecológicas. A proposta ecológica do Papa é integral, entrelaçando todas as dimensões do ser  humano com a natureza. Para ele, cada criatura tem sua mensagem, que precisa ser respeitada e entendida. Mas todas elas estão interligadas. Toda a “Laudato Si” é um hino de espanto maravilhado diante da natureza criada que nos fala de Deus, que é um dom de Deus, da qual nós seres humanos somos parte integrante, mas também seus zeladores e cultivadores. O Papa Francisco também nos coloca diante dos desafios colossais enfrentados pela humanidade, que está em uma verdadeira encruzilhada, em uma mudança de época. (n. 8).

                O texto-base afirma que “A Igreja Católica já algum tempo tem sido uma voz profética a respeito da questão ecológica. Não apenas tem chamado a atenção para os desafios e problemas ecológicos, como tem apontado suas causas e, principalmente, tem apontado caminhos para sua superação”. (n. 9).

           

Objetivo geral: Cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho. Objetivos específicos: Aprofundar o conhecimento de cada bioma, de suas belezas, de seus significados e importância para a vida no planeta, particularmente para o povo brasileiro. Conhecer melhor e nos comprometer com as populações originárias, reconhecer seus direitos, sua pertença ao povo brasileiro, respeitando sua história, suas culturas, seus territórios e seu modo específico de viver. Reforçar o compromisso com a biodiversidade, os solos, ás águas, nossas paisagens e o clima variado e rico que abrange o chamado território brasileiro. Compreender o impacto das grandes concentrações populacionais sobre o bioma em que se insere. Manter a articulação com outras igrejas, organizações da sociedade civil, centros de pesquisa e todas as pessoas de boa vontade que querem a preservação das riquezas naturais e o bem-estar do povo brasileiro. Comprometer as autoridades públicas para assumir a responsabilidade sobre o meio ambiente e a defesas desses povos. Contribuir para a construção de um novo paradigma econômico ecológico que atenda às necessidades de todas as pessoas e famílias, respeitando a natureza. Compreender o desafio da conversão ecológica a que nos chama o Papa Francisco na carta encíclica “Laudato Si” e sua relação com o espírito quaresmal. (n. 10).

 

Leia mais...

 

 




Área de pais, alunos e professores

PARCEIROS
Parceiros do Externato São José Sistema de Ensino Poliedro Musical Brasil Four School Soluções em Ensino A Vida É Mais Prepara Cursos Profissionalizantes Global Box Armários Pessoais Studio de Dança
CONHEÇA O ESJ

Assista ao vídeo institucional e saiba por que somos uma Escola Completa!
MATRICULE-SE JÁ!

O Externato São José, imbuído em promover uma “EDUCAÇÃO COMPLETA”, tem como meta a excelência na qualidade de um ensino forte.


ESCOLA DE PAIS

CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK


Externato São José - Rua Antônio Gabriel do Amaral, 187 - Centro - Atibaia / SP - Telefone (11) 4414-8800
Site desenvolvido por Acessa Brasil Facebook Youtube