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Escola de Pais


Escola de Pais - Apresentação


A Escola de Pais do Externato São José nasceu com o intuito de oferecer um espaço para discussão de temas importantes para o desenvolvimento dos alunos – nos aspectos físico, social e cognitivo. É fato comprovado cientificamente que, quando os pais participam diretamente da vida pessoal e escolar dos filhos, estes respondem – de forma positiva – aos resultados acadêmicos e à resolução de problemas do cotidiano. A família é agente primário de socialização, por ter a responsabilidade de transmitir às crianças: padrões de comportamento; hábitos; costumes; padrão de linguagem; maneiras de pensar, de agir, de se expressar, etc. Nessa perspectiva, à medida que família e escola se unem, conseguem ampliar os horizontes dos alunos – acenando à possibilidade de um melhor desempenho acadêmico para os alunos e maior afetividade e envolvimento familiar.

Os objetivos da Escola de Pais são: integrar escola e família; estimular a família a acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem do aluno; dotar a família de conhecimentos teórico-práticos capazes de subsidiar o acompanhamento escolar do aluno; envolver os pais em atividades de aprendizagem em casa; levar a família a compreender melhor o desenvolvimento da criança e do adolescente; desenvolver afetividade; conscientizar os pais de seu papel de educadores;  aproximar a família da escola.

Nesse sentido, a Escola de Pais está estruturada em reuniões extraordinárias que ocorrerão ao longo do ano letivo, com duração de uma hora. Serão abordados temas como: sexualidade, comunicação e relacionamento familiar, imposição de limites à criança e ao adolescente, mídia no contexto sociofamiliar, prevenção do uso de drogas, e outros.

Deve-se trabalhar constantemente a motivação dos pais, deixando – em aberto – a seleção de temas que devem ser do interesse do grupo, somando aos temas já citados.


FAMÍLIA E ESCOLA – uma parceria mais do que necessária
















 
Diante de um mundo em que as informações caminham de forma rápida, nunca antes imaginada, deparamo-nos com uma realidade preocupante: a crise de valores, ou seja, a ausência da clareza de papéis institucionais.

A crise de valores afeta diretamente a clareza do papel institucional (pais que não sabem agir como pais, filhos que não sabem agir como filhos e – consequentemente – alunos que não sabem agir como alunos), impedindo-nos de instaurar uma parceria capaz de beneficiar: escola e família.

Quando o homem, na acepção da palavra, perde a clareza do seu papel institucional (família ou escola) – no qual, direta ou indiretamente, está inserido – manifesta: desconforto, angústia, desorientação e comportamentos inadequados.

A escola – espaço social para construção do conhecimento, que tem por finalidade a formação de um aluno capaz de evidenciar, exemplificar e transmitir valores e conhecimentos – depara-se com as novas necessidades emergenciais características de nossa época. As novas necessidades nos remetem ao aprimoramento e ao desenvolvimento da competência interpessoal (relacionamento pleno).

A escola, que evidencia sua clareza de papéis – através de um projeto político-pedagógico inovador, que tem por finalidade a formação de um aluno capaz de buscar e propor soluções para os problemas em sociedade – revela-se à frente de seu tempo, inova e oferece ferramentas para que sua comunidade educacional tenha condições de se posicionar frente às adversidades oriundas da crise de valores.

A família – que se apresenta alicerçada em valores e princípios, que dignificam o ser humano – deve compreender que o espaço escola cumpre seu papel institucional na formação de um cidadão capaz de compreender e ser compreendido, e que – acima de tudo – o sucesso ou o fracasso do aluno não depende apenas da escola, mas do grau de cumplicidade e parceria que se edifica na rotina dos estudos.

Para tanto, é evidente a necessidade de se instaurar um clima de cumplicidade, capaz de gerir um clima educacional inovador e criativo, em que nossos alunos possam compreender seu papel de construtor e reconstrutor de um mundo melhor, mais justo e solidário.

Preocupados com o grande número de famílias que acabam por se perder no “bem-educar dos filhos”, a escola deve disponibilizar para o seu corpo docente: instrumentos inovadores que impeçam a família de ingressar na crise de valores, que mina as relações familiares.

Tais instrumentos – evidenciados através dos aspectos atitudinais, de uma ação pedagógica diretiva e inovadora – são perceptíveis nos trabalhos que nossos professores e alunos desenvolvem no cotidiano educacional.

Atentos aos fatores que influenciam a crise de valores nas instituições e sabedores da necessidade de se exemplificar uma sociedade melhor, acreditamos que – agora – seja  o momento de reflexão e de ação.

Não basta, em nossos dias, desenvolver – em nossos alunos – apenas “as competências desejáveis” para colocá-los no mercado de trabalho; faz-se necessário o desenvolvimento de técnicas de aprimoramento para um bom desempenho em relação ao próximo.

Convidamos, portanto, os pais a ingressarem nas fileiras do esclarecimento contínuo e permanente. Crianças e adolescentes, no seu processo de maturação, devem ser ajudados por família e escola – colaborando, assim,  para a formação da personalidade do futuro adulto solidário, justo e percussor de uma sociedade melhor.




Área de pais, alunos e professores

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